PASCOM

“A PASCOM é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade”. (Doc. 57 da CNBB, nº 244.)

A PASCOM nasce para ser agente de comunhão, um elo entre todos os eventos, pastorais e movimentos existentes em nossa comunidade, bem como com os meios de comunicação que existem fora dela (jornais, rádios, canais de tv, sites etc.).

É importante entender que a PASCOM não é “mais uma pastoral”, mas sim uma pastoral a serviço de todas as outras, promovendo a comunhão, dando pulsação às atividades e à existência da comunidade e sendo a presença efetiva de toda a comunidade em todo e qualquer evento.

O Papa escreveu uma mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais ( ) com o título: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.” Seguem alguns trechos do documento:

– Desejo encorajar todas as pessoas de boa vontade, ativas no mundo emergente da comunicação digital, a que se empenhem na produção de uma cultura do respeito, do diálogo, da amizade.

– Quero concluir esta mensagem dirigindo-me especialmente aos jovens católicos, para os exortar a levarem para o mundo digital o testemunho da sua fé.

– Sabei que o Papa vos acompanha com a sua oração e a sua bênção.”

Diante desse grande desafio de levar a evangelização além do ambão de nossa Igreja, a PASCOM conta com voluntários comprometidos em utilizar todos os meios de comunicação dessa chamada geração digital. Assim será possível levar a palavra de Deus e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo muito além das fronteiras de nossa própria comunidade.