No dia 19 de outubro, em Joaquim Távora, Dom Antônio Braz Benevente presidiu a Assembleia Diocesana de Jacarezinho, reunião estratégica para a definição das atividades a serem desenvolvidas pelo clero, religiosos e leigos (coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos e membros de CPP) em prol dos objetivos da Igreja Católica.

A primeira parte da reunião começou com a oração inicial, preparando os participantes espiritualmente para que, iluminados pelo Espírito Santo, promovessem uma discussão baseada no projeto missionário proposto para o povo de Deus.

Em seguida, foram apresentados o balanço dos dois últimos planos pastorais e o diagnóstico das ações das paróquias em 2018. Após, relatou-se a atuação dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA) e os planos para ampliar sua implementação.

A segunda parte da reunião iniciou com a apresentação dos desafios da Igreja frente ao mundo urbano e as propostas de ação frente a essas adversidades provocadas por um mundo cada dia mais antropocêntrico e desconectado da religiosidade. Em seguida, foram discutidos os quatro pilares do Documento 109 da CNBB – Diretrizes da Ação Evangelizadora 2019-2023, Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária, bem como os respectivos encaminhamentos para cada um.

Dentre os destaques, podem ser citados: a criação da Escola de Teologia para Leigos São José, a qual terá como missão a formação teológica da comunidade; as orientações para a formação bíblica nas paróquias no interstício 2020-2023; a produção de vídeos sobre formação litúrgica para circulação nas redes sociais; celebração da palavra nos setores por Ministros da Palavra; o projeto Escola Paulo VI, para os irmãos da Guiné-Bissau/ África; as comemorações do centenário de nascimento de Dom Pedro Filipak; a realização de atendimentos em horários diferenciados para a população trabalhadora.

Momentos da Assembléia:

Momento Sorteio Imagem Nossa Senhora Aparecida